Vasinhos podem virar varizes?
Vasinhos podem virar varizes? Esse é um dos questionamentos que mais recebemos aqui na clínica por pacientes que procuram tratamento para varizes em Natal — RN. Por conta de algumas similaridades que esses problemas apresentam, é natural que exista esse receio.
Entretanto, é importante distinguir que se tratam de duas coisas distintas. Os vasinhos são capilares da pele, enquanto as varizes são veias subcutâneas dilatas. Todavia, ambos possuem tratamentos modernos e altamente eficazes.
A seguir vamos entender mais sobre esse assunto e tirar de uma vez por todas essa grande dúvida.
Afinal, o que são vasinhos?
Os temidos vasinhos – telangiectasias na nomenclatura técnica— nada mais são do que vasos sanguíneos, extremamente finos, localizados na parte superficial da pele que, por diversos motivos, acabam se dilatando.
Como essas veias dilatadas, que acumulam sangue, ficam na parte de cima da pele, ou seja, tem uma parede quase transparente, eles são mais visíveis.
De aspecto avermelhado ou arroxeado, os vasinhos podem surgir em diversas partes do corpo, sendo as mais comuns: pernas, mãos, rosto, colo, seio, pés, costas e abdômen.
Qual a diferença de vasinhos e varizes?
As varizes também são veias dilatadas. Porém, a principal diferença é que os vasos acometidos estão localizados em camadas mais profundas da pele. Inclusive, você pode se aprofundar no assunto lendo nosso artigo sobre varizes.
Outra diferença é que nesses casos, as válvulas que controlam o fluxo de sangue perdem elasticidade e, consequentemente, a capacidade de fazer o sangue das pernas voltar ao coração. Ou seja, além da localização, as varizes não são “apenas” um problema estético como os vasinhos.
Como é feito o tratamento para varizes e vasinhos?
Como as varizes e os vasinhos estão localizados em partes diferentes da pele, um não pode evoluir para o outro. Entretanto, isso não quer dizes que o problema não necessite de tratamento, pois com o tempo ele tende a se espalhar e aumentar de tamanho.
Mesmo que os vasinhos normalmente sejam um incomodo mais estético, existem casos de mulheres que se queixam de dores, queimação e cansaço por causa deles. Já as varizes costumam causar mais incomodo físico, sem falar também na parte da estética e autoestima.
Há diversos procedimentos que podem ser usados para tratar esses problemas. A injeção de produtos químicos para secar as veias é uma delas.
Outra opção mais moderna é o tratamento de varizes com laser, que também pode ser usado nos vasinhos. Por meio dessa técnica, é cauterizado as veias dilatadas. Normalmente é necessário um número menor de sessões e o procedimento é menos invasivo.
Agende agora mesmo uma consulta na melhor clínica para tratamento de varizes e vasinhos em Natal!