A acne é uma doença de pele que, apesar de acometer cerca de 80% dos adolescentes, não se trata de uma exclusividade da faixa etária, podendo atingir pessoas de todas as idades. E o tratamento a laser para acne ativa traz ótimos resultados aos pacientes que sofrem com essa condição. O aparecimento de cravos e espinhas pode ter relação direta com mudanças hormonais, má alimentação e estresse, por exemplo.
Como funciona o tratamento?
De forma geral, o laser, aplicado pela Dra. Ilana, atua direto na inflamação e funciona como bactericida, eliminando a Propionium bacterium acnes, a bactéria responsável pela infecção das pústulas. O feixe luminoso do laser ativa na pele uma substância química naturalmente produzida pelo corpo, a porfirina e produz um tipo de coagulação que reorganiza as fibras de colágeno (proteína que dá firmeza à pele) danificadas pela acne, diminuindo até mesmo as cicatrizes.
Cuidados
A técnica é contraindicada para pacientes com pele negra ou tendência a cicatrizes queloides, pessoas com vitiligo, lúpus e outras doenças fotossensíveis, herpes em atividade ou outras infecções na pele. Apesar disso disso, o tratamento laser não provoca grandes reações adversas, se comparado ao uso de medicamentos e pode ser aplicado em diversos tipos de acne.