Mitos e verdades sobre varizes
Ficar muito tempo em pé dá varizes? Vasinhos e varizes são a mesma coisa? Tratamento para varizes dói? Salto dá varizes? Estas são, apenas, algumas das principais dúvidas que as mulheres têm sobre esse assunto.
Entretanto, é preciso tomar cuidado com o que se ouve por aí. Afinal, nem tudo que escutamos é verdade. Sendo sincera, a maioria das coisas é tudo mito. Para não deixar dúvidas, vou esclarecer os principais mitos e verdades sobre varizes.
Varizes são apenas um problema estético
MITO. É claro que o fator estético pesa muito. Muitas mulheres deixam de usar determinadas roupas, calçados e até mesmo comparecer em eventos por causa das varizes. Entretanto, esse não é o único problema. Além da dor que elas causam, se não forem tratadas, as varizes podem causar problemas sérios de saúde, como úlceras e trombose venosa.
Salto alto causa varizes
MITO. O uso do salto alto, por si, não causa varizes. Todavia, é preciso tomar cuidado, pois, o uso desse calçado faz com que a batata da perna se contraia, prejudicando a circulação. O uso intenso do salto alto, combinado com outros fatores, como histórico familiar, sedentarismo e sobrepeso aumenta a probabilidade dessa pessoa ter varizes.
Ficar em pé ou muito tempo sentado na mesma posição causa varizes
VERDADE. Passar longos períodos na mesma posição dificulta a circulação sanguínea, principalmente o retorno do sangue das pernas. Isso pode gerar lesões ou rompimentos nas veias da perna e/ou perda da capacidade dos vasos que regulam o retorno do sangue, acumulando sangue nas veias da perna. Dessa forma, orienta-se que os períodos sejam intercalados com curtas atividades físicas para “esticar ou descansar as pernas”.
Malhar pode fazer aparecer varizes
MITO. Na verdade, a musculação, quando feita de forma correta, é um tratamento para varizes. O que pode comprometer a estrutura das veias não é o exercício físico, mas a sobrecarga. Portanto, a musculação deve ser acompanhada por um profissional que vai indicar o treinamento e os pesos corretos conforme o biótipo de casa pessoa.
Usar anticoncepcional aumenta a probabilidade da mulher ter varizes
VERDADE. A pílula de anticoncepcional, na verdade a maioria delas, possuem os hormônios estrogênio e progesterona na composição. Essa alteração hormonal pode desencadear o surgimento de vasinhos e varizes.
Só mulheres têm varizes
MITO. É verdade que as mulheres são mais propensas a ter vasinhos e varizes do que os homens, a proporção é de 70% a 30% para o sexo feminino, mas esse não é um problema exclusivo de nós mulheres.
Vasinhos e varizes são a mesma coisa
MITO. Ambos são originados por veias dilatadas. Porém, os vasinhos são veias de menor espessura, localizadas nas camadas mais superficiais da pele e que não causam muitos sintomas. Já as varizes são veias mais grossas e localizadas em partes mais profundas da pele, por isso são consideradas mais sérias e incômodas, requerendo tratamento para varizes mais urgentes.
Calça apertada causa varizes
MITO. A explicação aqui é semelhante ao salto alto. Mulheres com predisposição genética e com hábitos de vida sedentários têm maiores chances de sofrerem com varizes, portanto, devem evitar o uso prolongado de acessórios, como as calças, que comprimam muito as veias. Porém, se for uma calça mais justa, a influência é nenhuma.
O calor aumenta as chances de aparecer vasinhos e varizes
VERDADE. As altas temperaturas, clássicas aqui no Rio Grande do Norte, fazem os vasos sanguíneos se dilatarem, e se as veias não tiverem boa elasticidade elas podem romper ou ficar mais fracas. Por isso a qualidade de vida e a prática de exercícios físicos é importante para aumentar a saúde e resistência do sistema circulatório.
Tratamentos para varizes são doloridos e demoram muito tempo para dar resultado
Este é o maior de todos os mitos. Hoje, a medicina está tão avançada que é possível tratar varizes com poucas semanas. Além disso, existem diversos métodos que podem ser usados, dependendo do quadro clínico da paciente, quando usados por profissionais capacitadas e equipamentos tecnológicos o desconforto é praticamente inexistente e as mulheres recuperam a saúde e a autoestima facilmente.
Não sofra mais com vasinhos e varizes, agende agora mesmo a sua consulta e conheça os diferenciais da Angio Deluxe!